sexta-feira, 29 de maio de 2009

Síntese da palestra “Astrobiologia: o contexto cósmico da vida”

No passado dia 26 de Maio, estive presente na palestra “Astrobiologia: o contexto cósmico da vida “, orientada pelo Daniel F. M. Folha.

Em síntese a palestra passou pela a definição de vida ( A vida é um sistema químico auto-sustentável, capaz de sofrer Darwiana, ou seja é capaz de reproduzir e altera-se),mas esta não é uma definição muito correcta pois atribuímos-lhe propriedades. Também se falou que um ser que nasce de uma relação cruzada não é capaz de se reproduzir exemplo: um burro e uma égua nasce a mula, esta não é capaz de se reproduzir.

Questionou-se também a origem da vida, onde obtive a seguinte resposta: primeiro temos os elementos químicos depois as moléculas, daqui obtemos a matéria orgânica, que por sua vez aparece os aminoácidos ou nucleotídeos.

Falamos também sobre a s características principais da lua de Júpiter (Europa) e de Saturno (Titã), comparadas com o planeta Terra.

Por fim tivemos uma espécie de uma sessão de esclarecimentos, como por exemplo não se sabe se há vida em outros planetas, o Sol irá acabar por “morrer” quando todo o Hidrogénio se transformar em Hélio, a Lua e a Terra giram entre si entre outros esclarecimentos.

SI, FF

Sem comentários:

Enviar um comentário